Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência

 
A EB2,3 Rosa Ramalho é considerada uma escola de referência para jovens com multideficiência, onde funciona uma Unidade de Apoio Especializado para alunos com Multideficiência (UAEM). Esta constitui uma resposta educativa especializada e flexível, com apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia, da orientação e da mobilidade.
 
Nesta perspetiva, o Agrupamento disponibilizou um espaço (sala), e desde o início do ano tem vindo a ser apetrechado para promover a estimulação multissensorial e assim, melhorar as condições de intervenção/ensino para estas crianças e jovens, atendendo às suas necessidades individuais.
 
 

 OS NOSSOS ALUNOS !

 

 

Numa prática de partilha e articulação com toda a comunidade educativa a UAEM da Rosa Ramalho dinamiza atividades em parceria com professores, terapeutas, pais e todos os técnicos que os acompanham nas diversas atividades.
A maioria das atividades realizadas na Unidade de Apoio á Multideficiência são de caráter funcional, isto é, definem ações que tem repercussão nas necessidades de vida diária, uma vez que promovem a autonomia pessoal e social dos alunos.
 
 
O início do ano já lá vai e com ele veio o OUTONO!
 

A desfolhada...

 
As vindimas ...

 
Salada de fruta ...


O pão ...

A confeção da marmelada ...


O doce de abóbora ...


Os nossos bolos ! ...
 

 
No HALLOWEEN, os alunos que quiseram fantasiaram-se e fizeram algumas bruxarias... 

 
No dia 16 de Outubro, festejou-se o aniversário da Susana. Todos juntos prepararam uma grande festa ...
 


No dia 27 de Outubro, festejou-se o aniversário do Rafael. Foi um dia muito divertido ...



No dia 4 de Novembro, festejou-se o aniversário do Rafael. Todos estavam muito felizes ...

 
... e os nossos trabalhos de OUTONO continuam ...



No dia 3 de Dezembro Comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
 

O Departamento de Educação Especial participou numa caminhada em parceria com o Grupo Temático da Deficiência, integrado na Rede Social de Barcelos e a APAC, intitulada VI Caminhada "NO MESMO PÉ DE IGUALDADE".



 

Neste dia tão importante, quisemos sensibilizar e informar a comunidade escolar para os direitos e deveres das pessoas com deficiência, contribuindo assim para uma melhoria face à inclusão social. Daí passaram-se dois filmes –  “Como Estrelas na Terra” e “A Cor do Paraíso” – na biblioteca da escola que foram acompanhados de biscoitos de chocolate confecionados por alguns dos  alunos com Necessidades Educativas Especiais. Foram também distribuídos por toda a comunidade educativa marcadores de livros!



Durante o mês de Dezembro foram desenvolvidas algumas atividades na UAEM da Rosa Ramalho dentro da temática - O NATAL.  


 
 
 FELIZ NATAL E UM BOM ANO 2015